Cronograma alimentar para pacientes em Quimioterapia

30 de outubro de 2017 - Saúde - Segredos da nutrição

Durante todo este mês de Outubro (mês de prevenção ao câncer de mama), falamos sobre alimentos, receitas e dietas que previnem e combatem o câncer, e para encerrar este tópico, o assunto de hoje é um cronograma alimentar para auxiliar no tratamento por quimioterapia. Aqui você vai encontrar indicações de alimentos ideais para o pré, durante e pós tratamento.

Confira as dicas e se conhecer alguém que esteja passando pela Quimio, compartilhe as informações,!

SEMANA PRÉ-QUIMIO:

– Evite alimentos inflamatórios, como industrializados (sorvete, bolacha, lasanha pronta, nuggets, fast foods) e carboidratos refinados (açúcar, trigo, macarrão, arroz branco, pão de queijo, pão francês, lasanha, tapioca, salgados assado e frito). Foque nos alimentos anti-inflamatórios:

TOP 10 – ALIMENTOS ANTI INFLAMATÓRIOS

Alho, arenque, atum, salmão, gengibre, acerola, açafrão, cebola, cenoura, azeite extra-virgem

 

– Evite ebidas açucaradas como suco de caixinha, refrigerante, chá gelado industrializado e bebidas lácteas açucaradas. Esses alimentos também são bastante inflamatórios

– Evite o alto consumo de carnes, principalmente de carne vermelha. Consuma apenas 1 porção por dia de carne vermelha (1 porção equivale a um filé médio de 100g, por exemplo)

– Utilize bastante tempero para temperar seus alimentos (alho, cebola, hortelã, tomilho, orégano, manjericão, alecrim)

– Como fonte de energia, opte por carboidratos complexos (aveia, arroz integral, pão integral com grãos e sementes, feijão, grão de bico, lentilha) e tubérculos (batata doce, mandioca, batata inglesa, inhame, cará)

– Consuma ¾ de xícara de crucíferas cozidas por dia (brócolis, couve flor, repolho, couve de Bruxelas)

– Consuma pelo menos 1 xícara de frutas vermelhas por dia (amora, framboesa, blueberry, morango, romã)

– Consuma 4 colheres de sopa de azeite extra virgem por dia (atenção: na embalagem deve estar escrito acidez < 0,5. E para salada ou preparações cruas, acidez < 0,3). Caso decida saltear seus alimentos com azeite, não aqueça a frigideira junto com o azeite. Coloque-o somente depois que a frigideira já estiver aquecida.

– Consuma 1 xícara de chá verde ou café por dia. Ambos sem açúcar.


SEMANA DURANTE A QUIMIO:

NO DIA –

– Evite consumir alimentos industrializados (sorvete, bolacha, lasanha pronta, nuggets, fast foods), inclusive embutidos (salsicha, linguiça, salame, presunto, peito de peru)

– Evite bebidas açucaradas como suco de caixinha, refrigerante, chá gelado industrializado e bebidas lácteas açucaradas

– Não fique em jejum. A sensação de náusea pode aumentar se o seu estômago estiver vazio

– Consuma carboidratos complexos (aveia, arroz integral, pão integral com grãos e sementes, feijão, grão de bico, lentilha)

– Durante a sessão, se possível, consuma alimento leves como barras de cereais (marcas confiáveis: bio2, love hearts, super saúde – evite as barrinhas cheias de xarope e açúcar), frutas secas e iogurtes

– Consuma 2 xícaras de chá verde com pimenta. Ferva o chá com a semente de pimenta preta e deixe abafado por pelo menos 8 minutos para que os nutrientes sejam extraídos corretamente. Se preferir, consuma a bebida gelada.

– Beba bastante água antes e depois da sessão

– Evite consumir o seu alimento preferido, pois você pode relacionar esse alimento com o momento do tratamento e deixar de sentir prazer com ele.

NO INTERVALO ENTRE AS SESSÕES –

– Aumente o fracionamento da dieta: consuma pequenas porções várias vezes ao longo do dia

– Continue a consumir chá verde com pimenta, da mesma forma que já foi citada: abafando por 8 minutos depois de ferver.

– Consuma 1 colher de sopa de linhaça por dia. Você pode colocar em frutas, sucos, saladas, ovos mexidos

– Consuma ¾ de xícara de crucíferas cozidas por dia (brócolis, couve flor, repolho, couve de Bruxelas)

– Consuma 1 limão por dia canadianmg.com. Você pode temperar seus vegetais e folhosos com o limão, ou incluí-lo em sucos

– Consuma 1 porção dessas frutas por dia: maçã, uva, melão, melancia, pêra

– Acrescente ½ xícara desses vegetais em suas refeições: acelga, pepino, aipo, cenoura

– Uma ótima dica é você fazer um suco com frutas e vegetais e tomar pela manhã. Alguns exemplos:

1. Melancia, pepino, maçã e limão
2. Uva, maçã e linhaça
3. Cenoura, pepino, aipo e pêra

– Caso sinta muito enjoo:

– Prefira consumir coisas geladas e secas: picolé, cubo de gelo de suco de limão, cenoura crua ralada, purê de batata sem leite

– Mastigue gengibre ou beba chá gelado de gengibre

– Evite alimentos condimentados, com odores fortes, frituras e preparações líquidas e quentes (sopas, por exemplo)

– Em caso de vômitos:
– Beba água geladinha em pequenos goles

– Evite preparações líquidas

– Masque hortelã ou beba chá gelado
– Evite alimentos inteiros, prefira-os cortados. Exemplos: carne moída, frango desfiado, abacaxi cortadinho

– Caso tenha queda de imunidade:
– Foque no fortalecimento do seu intestino! Ele está totalmente ligado com a imunidade

– Consuma todos os dias probióticos como kefir, chucrute, iogurte natural de alta qualidade, coalhada, kombucha

– Em caso de mucosite (ferida na boca):
– Evite alimentos ácidos: frutas cítricas (limão, laranja, tangerina, abacaxi), café, leites e derivados, açúcar refinado

– Evite alimentos condimentados, com odores fortes, frituras e preparações líquidas e quentes (sopas, por exemplo)

– Cuidado com alimentos crocantes, pois os pedacinhos podem irritar e cortar a mucosa que está hipersensível


SEMANA PÓS QUIMIO:

– Tempere seus alimentos com alho, cebola, alho-poró e cebolinha, além de ervas (hortelã, tomilho, orégano, manjericão, alecrim)

– Consuma ¾ de xícara de shitake cozido, mínimo 2x por semana. Uma ótima pedida eu refogar o shitake na manteiga e acrescentar cebolinha

– Consuma 1 colher de sopa de açafrão da terra, mínimo 3x por semana. Experimente misturar o açafrão no arroz

– Volte a comer os seus alimentos preferidos!

– Consuma 1 tomate ou então molho de tomate caseiro todos os dias. Caso não goste de tomate, consuma 1 porção de goiaba ou melancia por dia

– Chocolate amargo é uma ótima pedida

– Aumente a densidade calórica de suas refeições. Alguns exemplos:

1. Vai consumir banana? Acrescente leite em pó, aveia, mel, nozes, pasta de amendoim, coco ralado
2. Vai consumir purê de batata? Acrescente leite, azeite extra virgem, queijo curado, lascas de amêndoas
3. Vai tomar um iogurte? Acrescente frutas secas, castanhas, chocolate, óleo de coco

 

Além disso:

– Higienize bem os alimentos, principalmente aqueles consumidos crus (salada em geral). Utilize cloro diluído (2 colheres de sopa para cada litro de água) e, em seguida, enxague-os muito bem.

– Prepare pratos coloridos e variados. Isso aumentará a aceitabilidade aos alimentos e ficará mais difícil de enjoar.

– Modifique a consistência das preparações: farofa (seca), purê (pastosa), suco (líquida), suflê de vegetais (aerada).

 

Compartilhe com quem puder aproveitar, essas são dicas valiosas para quem passa por este momento.
Deixe também sua opinião e experiências nos comentários, vamos adorar ouvir você! 🙂


Escrito por Marcela Guimarães, estudante de Nutrição – Time Nutri Secrets
Supervisão: Aline Quissak, Nutricionista – Time Nutri Secrets

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