Dieta para uma vida melhor

02 de agosto de 2017 - Saúde - Segredos da nutrição

Existe dieta para uma vida melhor? Controlar a ansiedade e diminuir o stress? Qual alimento posso consumir?

Muitas perguntas surgem quando se trata desse assunto. Mas é possível achar o melhor caminho quando se trata de dieta e vida saudável.

 

1. Além de controlar a ansiedade e o stress, seguir uma dieta com esse cardápio ajuda a perder peso? Quanto, em média?

Sim, por conter alimentos com propriedades terapêuticas reduz o cortisol (hormônio do stress), esse hormônio também é responsável pelo acúmulo de gordura abdominal, consequentemente diminuindo o peso.

Além disso a dieta atua na Modulação hormonal da ansiedade, diminuindo a compulsão por doces e massas, também grandes responsáveis pelo aumento de peso. Em média mulheres com obesidade perdem 4kg no mês e homens 6 a 8 kg sem grandes restrições, “apenas” com a modulação hormonal. Já pessoas com sobrepeso perdem em torno de 2,5kg Mulheres e 4kg Homens. Pacientes com gordura localizada, perdem em torno de 1,2kg mulheres e 2,8 kg homens. Todos com a mesma dieta, comendo bolos e tortas na versão Mood and Food ( sinergia dos alimentos dentro da receita para ter um efeito terapêutico sem deixar de comer doces, massas e outras comidas que fazem parte da nossa cultura e prazer- o que aumenta a adesão e o sucesso da dieta)

 

2. Existe uma lista de alimentos que ajudam a controlar a ansiedade? Como identifica-los? É possível fazer uma lista com, por exemplo, os 20 mais eficazes?

Sim, alimentos ricos em triptofano, zinco vitamina D , vitaminas do complexo B e omega 3são os principais. Porém sempre temos que avaliar o fator anti inflamatório do alimento, um vez que o Stress e a Ansiedade causam uma inflamação no organismo.

TOP 20

Ovo, acerola, açafrão da terra ( cúrcuma), Iogurte natural integral, nozes, peixes ( especialmente salmão, badejo, truta), camarão, semente de abóbora sem casca torrada, semente de girassol, abacate, coco seco, brócolis, espinafre, melão cantaloupe, chá rooibos, chá de melissa, frutas vermelhas, grão de bico, aveia

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3. Como esses alimentos trabalham no nosso organismo? (liberam hormônios? Melhoram metabolismo? O que fazem?)

Eles alimentos atuam de 5 formas principais:

1) Diminuem a produção de cortisol( hormônio do stress e da Ansiedade)

2) Formam um escudo protetor (antioxidante) nas células protegendo dos danos causados pela agressão do stress (inflamação)

3)Possuem os ingredientes necessários para formar o hormônio da felicidade, serotonina

4) Aumentam a comunicação entre os neurônios, diminuindo o cansaço, a irritabilidade e melhorando a concentração.

5) Promovem um relaxamento tanto no músculo do coração (batimentos acelerados) quanto na musculatura do corpo (síndrome das pernas inquietas)

 

4. Existem alimentos que são um gatilho para aumentar a ansiedade e o stress? Quais?

Sim! O carboidrato refinado ( seja o açúcar dos doces ou das massas e pães refinados) aumentam a insulina (hormônio), quando a insulina aumenta ela “chama” o hormônio do stress para participar da festa do açúcar (cortisol). Além disso, mais açúcar é mais energia livre sem ter onde usar, ou seja, ficamos inquietos e agitados, aumentando a ansiedade.

Produtos industrializados com conservantes como nitrato, nitrito, sorbato de potássio dentre outros machucam a mucosa do intestino, prejudicando a absorção de nutrientes e favorecendo o crescimento de bactéria maléficas (responsáveis pelas doenças). Dessa forma não conseguimos produzir hormônios anti stress, piorando todo o quadro emocional. Lembrem se ansiedade e stress são altamente relacionados ao intestino ( Há um mundo de correlações e bioquímica só nesse tópico)

Exemplo dos alimentos: presunto, peito de peru, mortadela, salsicha, queijos ultraprocessados ( principalmente aqueles que não orexisam de geladeira), pratos industrializados congelados, enlatados, patês industrializados, bebidas lácteas com sabor

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5. Esses alimentos “ruins” não podem ser consumidos nunca? Qual é o limite de consumo?

De preferência ser excluídos pois não trazem nenhum benefício para a saúde. Mas se for consumir 1 vez a cada 3 meses e apenas quando sentir MUITA vontade de algum deles de forma bem específica e não por que “não teve tempo/ opção”. Há produtos industrializados do bem e receitas  práticas e saudáveis que cabem na correria de todos nós, desde que assumimos que a alimentação é prioridade.

 

6. Quais são os principais benefícios para a saúde de seguir essa dieta?

Existem 2 benefícios principais

1) Qualidade de vida, sentir que você tem o controle dá sua vida. Poder escolher o que comer e sentir se bem com a comida. Quando estamos estressados ou ansiosos comemos por impulso, temos vontades exageradas, não paramos para pensar e fazer boas escolhas. Ficamos irritados, mau humorados e dessa forma geramos brigas e discussões dentro de casa/trabalho. Não rendemos bem na escola/ escritório.

2) Prevenção de doenças. Como disse, o Stress e a Ansiedade são criadores de inflamação no nosso corpo, dessa forma criamos um ambiente propício para desenvolver outras doenças inflamatórias adormecidas pela genética como câncer, diabetes, doença do coração, Alzheimer por exemplo. É nossa responsabilidade aquilo que escolhemos para nos alimentar e a consequência dessa atitude no nosso corpo e na nossa saúde. Comer é um entretenimento e deve ser feito com prazer e respeito a nossa cultura e nossos hábitos, mas não podemos esquecer que o alimento  também nutre o corpo e é essencial para uma boa saúde e qualidade de vida.

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