Já parou pra pensar que a alimentação afeta seu humor e disposição?

19 de Fevereiro de 2018 - Saúde - Segredos da nutrição

 

Fato é: nossa comida afeta nosso humor. E não, não estou me referindo ao mau humor que adquirimos quando estamos com fome. Estou me referindo a um padrão alimentar pouco denso em nutrientes e sua relação direta com alterações persistentes em nosso humor e capacidade cognitiva.
No ano passado, Kennedy e colaboradores desenvolveram um trabalho que tinha como objetivo checar exatamente isso: de que maneira uma refeição mais nutritiva é capaz de modular nosso humor e cognição.

Os indivíduos selecionados possuíam padrões alimentares semelhantes, principalmente no que diz respeito as porções de hortaliças consumidas por dia, o que os diferenciava era a primeira refeição do dia. O primeiro grupo recebia uma refeição padrão e o segundo grupo recebia essa mesma refeição, mas com a adição de vitaminas, minerais, aminoácidos e fitoquímicos. Os grupos foram acompanhados por um período de 56 dias.

Resultado do estudo? Aquele grupo que consumia a refeição de maior “densidade nutricional” mostrou melhora em diversos parâmetros cognitivos, como alerta, reconhecimento visual, memória, capacidade de associação e tempo de reação. Melhoras de humor também foram identificadas após este período consumindo um café da manhã mais nutritivo!

Sabe aquele(a) colega de trabalho que come tapioca com manteiga e um cafezinho com açúcar ao acordar e que está sempre mau humorado pela manhã, dizendo que “começa a funcionar” somente após as 10 horas? Pois então… Talvez agora você já saiba a resposta para isso! Um ajuste alimentar pode ser o que está faltando, não é mesmo?

Conteúdo retirado do Instagram do @guilherme.genesnutricao

 

É sobre isso que falamos no eBook Mood and Food, aqui você encontra receitas e dicas incríveis para compor uma dieta que te deixe mais concentrado, bem-disposto, feliz e saudável!

Garanta agora o seu clicando aqui.

você vai gostar:

10 alimentos para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade

10 alimentos para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade

Confira nossa lista com 10 alimentos que podem ajudar a diminuir os sintomas de estresse e ansiedade em sua rotina diária. Rotina agitada, falta...

Veja mais
5 Passos para Dormir Melhor

5 Passos para Dormir Melhor

Você se sente cansada da correria do dia a dia e mesmo assim não consegue dormir? Ou demora para pegar no sono? Ou ainda,...

Veja mais
eBook gratuito com 5 receitas e 5 segredinhos nutricionais para o verão!

eBook gratuito com 5 receitas e 5 segredinhos nutricionais para o verão!

Dicas e receitas para você que deseja uma pele bonita, diminuir o inchaço e alcançar um corpo que te faça sentir feliz e mais...

Veja mais