Manual rápido do Ovo
Já não é segredo que o ovo tem se tornado o protagonista da dieta de quem busca uma vida mais saudável, com menor ingestão de carboidrato e definição muscular. Fato é que, muito antes de “estar na moda”, ele já era a opção de proteína no prato da grande maioria dos brasileiros. De fácil acesso (hoje em dia nem tanto) e de prático preparo, o ovo é um alimento completo e de alto valor biológico. Mas, quanto de ovo se deve comer por dia?! Para ganhar músculos, é preciso mesmo consumir muitos ovos?! E a gema, não faz mal?! Como fica o colesterol?!
1)Você sabe os benefícios dos ovos, quanto comer, como e para quem é indicado?!
Benefícios:
- Rico em Vitamina B5, que é diminuída durante o stress;
- Proteina de alto valor biológico;
- Gorduras do bem na gema (auxilia no hormônio da saciedade);
- Rico em 13 nutrientes essenciais.
Quanto comer:
- Isso depende da prescrição do seu nutricionista, mas não tem problema comer de 1 a 4 ovos por dia, ressalva para casos de doenças;
- Ele possui colesterol, por ser um alimento de origem animal, porém seu consumo moderado e vinculado com alimentos ricos em betaglucanas, como a aveia, não eleva o colesterol sanguíneo. Individualidade sempre!
Para quem é indicado?
- É indicado para perda de peso, devido ao alto valor de nutrientes que promovem controle hormonal do emagrecimento;
- Para pessoas com dificuldade de foco e concentração;
- Para pacientes com ansiedade e vontade exagerada de doces, dentre outras aplicações.
2)Gema mole ou não?!
Desde que o ovo seja de um fornecedor confiável, esteja bem armazenado (geladeira) e seja higienizado antes do uso (devido à salmonela e outros contaminantes), pode comer de acordo com a preferência do paladar de cada um.
3)Mexido, frito ou cozido?!
- Mexido para quem tem muitos gases;
- Frito, só se for com azeite de oliva (acidez 0,5, para cozinhar). “Mas não indico sua forma frita, pois a clara desnatura com a temperatura (ou seja, perde a proteína com contato direto ao calor).” Preparado tipo omelete, a gema atua como “protetora” da clara e não permite a perda de proteína – já que a gema suporta maiores temperaturas. Mesmo o ovo mexido é recomendado bater com o garfo primeiro para então levar ao fogo;
- Cozido possui mais antioxidantes, mas atenção para não liberar o enxofre (aquele contorno esverdeado na gema). “Coloque a água para ferver e então adicione o ovo, contando de 8 a 10 minutos, retire e lave com água fria.” O enxofre produz mais gases.
4)Ovo caipira ou branco, tem diferença nutricional?!
Caipira tem diferença, sim! Devido a ração da galinha e consequentemente diferença no valor nutricional, especialmente vitamina A e E. Porém, caipira não é igual ao ovo vermelho, este só tem a casca e a gema de outra cor.
5)Como faço para escolher o ovo no supermercado, saber se ele está velho ou não?!
Tem aquela dica de colocá-lo na água e ver se boia ou afunda. Mas, não temos um copo com água no supermercado, não é?! Por isso atentem-se: Ovo velho tem a casca lisa, ovo novo é áspero e poroso. Pois o ar, com o passar do tempo, “lixa” a casca, deixando-a mais lisa. Depois que abre: no ovo novo, a clara é espessa tipo gelatina e não líquida, e a gema é centrada.
6)Posso guardar fora, na porta ou na prateleira da geladeira?!
Ovo é SEMPRE na geladeira, nada de usar aquelas galinhas de arame em cima da mesa ou do fogão! E coloquem em um recipiente na prateleira de dentro, não na porta (porta tem variação maior de temperatura e pode estragar seus ovos mais rapidamente). De preferência, comprem em locais onde o ovo é acondicionado sob refrigeração.
você vai gostar:
Adoçante: mocinho ou vilão?
Vivemos um período em que a busca pela perda de peso é constante, e uma das estratégias mais usadas é a troca do açúcar...
Veja maisCookie De Cacau para aumentar o foco e a concentração
Ingredientes: · 2 bananas maduras amassadas · 1 xícara de manteiga de amendoim ou de amêndoas ou de coco · 1 colher de sopa...
Veja mais